Picanha suína na air fryer
Uma deliciosa e suculenta picanha suína na air fryer poderá está pronta nos próximos 30 minutos. Se você já tem uma air fryer na sua cozinha e se já tem uma peça de picanha suína em temperatura ambiente, essa carne de porco pode se tornar realidade em apenas meia hora.
Se você nunca ouviu falar de picanha suína, ou seja a picanha do porco, saiba que é uma carne mais barata que a picanha do boi, e portanto, uma ótima substituta para essa. Ela é menor que a picanha do boi, e vem com uma boa capa de gordura.
Se você só usa a air fryer para fazer batata frita ou assar pão de queijo, não sabe o que está perdendo. Na fritadeira elétrica dá para fazer inúmeros alimentos, dentre eles, a picanha suína.
Preste bem atenção nesta de receita de picanha suína, siga o passo-a-passo sem tirar nem pôr para que ela não fique seca e esturricada, e prepare-se para comer uma carne suculenta, feita de maneira simples, rápida, e sem respingos de gordura pela cozinha típicos de fritura.
Mas se você nem tem uma air fryer ainda, então talvez esteja mais do que na hora de adqurir uma. Dentre as mais cotadas, estão qualquer um destes modelos air fryer da Mondial, que é uma das marcas líderes na fabricação de fritadeira elétricas air fryer no Brasil, ou um desses modelos air fryer da Oster, outra marca conceituada.
Receita de picanha suína na air fryer
Ingredientes
1 picanha suína
300 g de bacon
Sal à gosto
Pimenta-do-reino à gosto
Ingredientes para a farofa
½ cebola bem picada
1 colher de sopa de manteiga
4 dentes de alho bem picados
Farinha de mandioca à gosto
Modo de preparo
1º) Retire a picanha suína da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 30 minutos.
2º) Ponha a peça de picanha suína sobre uma tábua de carne. Com um papel toalha, seque bem a peça, que neste momento, já deverá estar na temperatura ambiente. Em seguida, deixe a parte branca da picanha, ou seja, a gordura, virada para cima.
3º) Com a ponta de uma faca afiada, faça vários cortes superficiais de uma ponta a outra na gordura da picanha suína, em uma direção. Em seguida, faça mais uma série de cortes perpendicular aos cortes já feitos, de maneira que a gordura fique com uma série de quadradinhos.
4º) Salpique sal, de maneira generosa, sobre esses quadradinhos de gordura. Em seguida, salpique pimenta-do-reino à gosto, e com os dedos, espalhe-os.
5º) Vire a picanha e derrame um fio de azeite sobre esse lado sem gordura. Espalhe bem o azeite sobre a picanha assim como também sobre as laterais, e dê uma pulverizada de sal e pimenta-do-reino tanto em cima quanto dos lados. O azeite vai ajudar a selar a picanha.
Dica: Para que as laterais fiquem bem temperadas, especialmente a lateral mais chata, salpique a tábua de sal e pimenta-do-reino, e passe a lateral da picanha suína sobre a tábua.
6º) Pré-aqueça a air fryer à 200° Celsius por 5 minutos.
7º) Uma vez que a air fryer esteja pré-aquecida, abra-a e coloque a picanha suína com a gordura virada para baixo, e programe a air fryer para 10 minutos à 200° Celsius.
8º) Enquanto a air fryer trabalha, pegue o bacon, e com uma faca, corte fora a pele*. Em seguida, corte o bacon em tiras grossas, e logo, corte essas tiras em cubos grossos.
* A pele do bacon poderá ser utilizada em outras receitas, como por exemplo, para temperar um feijão. Portanto, guarde-a.
9º) Passados os 10 minutos, abra a air fryer, e com o auxílio de um pegador, vire a picanha suína de maneira que a gordura fique para cima. Em seguida, coloque o bacon no espaço vazio da cesta da air fryer, ou seja, coloque o bacon ao lado da picanha.
10º) Programe a air fryer a 200° Celsius por 20 minutos.
11º) Passado a metade do tempo, abra a air fryer, e vire os cubos de bacon. Aproveite essa abertura para verificar como está a picanha suína. Se nesse momento você perceber que as pontas estão começando a ficar bem douradas, baixe a temperatura para 180°. Senão, deixe o cozimento continuar aos 200° previamente programados.
12º) Passados os 20 minutos, retire a picanha suína e o bacon, pois já estão prontos.
OBS: O tempo de cozimento pode variar de uma air fryer para outra, portanto, observe e anote quanto tempo levará na sua air fryer para programar o tempo certo da próxima vez. Vale comentar também que a temperatura da carne (se ainda estiver gelada) assim como também o tamanho da mesma, podem influenciar no tempo total de cozimento.
Passo adicional se quiser fazer a farofa
13º) Numa frigideira em fogo médio, derrame a gordura que ficou no fundo da air fryer. Acrescente 1 colher de sopa de manteiga e coloque a cebola picadinha. Após fritar um pouco a cebola, acrescente o alho picadinho, mexa e deixe os dois fritarem um pouco. Pulverize um pouco de sal e um pouco de pimenta-do-reino. Daí, acrescente farinha de mandioca aos poucos e vá mexendo para torrar um pouco a farinha.
Perguntas frequentes sobre a picanha suína na air fryer
Pode acontecer de precisar deixar a picanha suína mais de 30 minutos na air fryer?
Sim, especialmente se a sua picanha suína for grande e espessa, ou se ao colocar na air fryer, ela não esteja em temperatura ambiente.
Comprei uma peça de picanha suína já temperada. Ainda precisa temperar mais, antes de levá-la a air fryer?
É uma questão pessoal.
Precisa realmente secar a picanha suína com papel toalha?
É recomendado secar não somente a picanha suína, mas qualquer outra carne (inclusive peixe) antes de grelhar. A secagem prévia faz diferença no resultado final.